Empresas com gestão sustentável
ELEKTRO – Como ser competitivo e manter os funcionários felizes. Um exemplo da gestão por pessoas.
Em 2011 a distribuidora de energia Elektro estava para divulgar seu novo presidente, com uma difícil missão pela frente: como conseguir transformar a empresa no momento em que o setor iniciava um ano com previsão de crise.
Marcio Fernandes, na época com 36 anos de idade, era um dos nomes mais fortes e cotados para o cargo. Seu currículo, como um headhunter descreveu: “é um dos mais bem preparados do mercado, mas ao mesmo tempo inocente, pois acredita em pessoas”. Como assim? Estamos proibidos de acreditar nos nossos semelhantes? É isto mesmo que o mercado capitalista nos ensinou. Mas Marcio discordava, e ao saber que poderia assumir o cargo de CEO, iniciou uma série de reuniões com diversos colaboradores da empresa. Mas não com Vice-Presidentes, Diretores e membros do conselho de administração da empresa, e sim com gerentes, coordenadores, analistas e até mesmo estagiários.
Marcio foi então chamado para uma reunião pelo CEO mundial da empresa, para lhe passar as normas e procedimentos durante seu mandato. Mas logo no início da mesma, Marcio o interrompe e diz que se fosse para seguir os antigos métodos ele não aceitaria o cargo. O CEO não acredita no que está ouvindo. Chega a questionar se Marcio está bem, pois está desistindo de um cargo concorrido e almejado por diversas pessoas. Marcio responde que mesmo que outra pessoa assumisse e mantivesse o mesmo formato de gestão da empresa, o cargo dele estaria em risco, pois aquele modelo de gestão não estava de acordo com suas crenças.
Naquele momento o CEO mundial pede para ver o que Marcio tinha a oferecer e este apresentou um plano de gestão focado em pessoas, construído com gerentes, estagiários, coordenadores e analistas da Elektro.
A primeira impressão foi um choque. E o CEO mundial dizia que Marcio estava louco. Marcio retrucou dizendo que se não fosse daquela maneira ele iria para casa. Naquela hora o CEO mundial deu uma chance para ele e disse que Marcio tinha 12 meses para colocar o plano em prática e mostrar resultados. Mas também disse também que ele não poderia demitir um só Vice-Presidente da Elektro.
Após 12 meses de muito trabalho, mudanças e discórdias os resultados forma impressionantes. A Elektro é hoje um exemplo de Gestão Pelas Pessoas, uma empresa competitiva com funcionários felizes.
Os funcionários foram ouvidos, um a um, demonstrando suas necessidades, dons e habilidades. Investiu-se no potencial de cada colaborador e não em sua área de atuação. Como exemplo é possível citar a atuação de um analista da área de suprimentos que tinha como diferencial sua capacidade de planejamento. Suas habilidades foram valorizadas e ele foi transferido como gerente da área de planejamento trazendo economia de tempo e recursos para a empresa. Inúmeras medidas como essa foram adotadas ao longo da gestão de Marcio.
Outro fator importante foi planejar a atividade de todos os funcionários de modo a extinguir a hora extra, que só causava custos à empresa e gerava a insatisfação dos colaboradores. Hoje os funcionários sabem o que deve ser feito para alcançarem suas metas e objetivos. Houve uma redução de custos significativa tanto com a folha de pagamento, como também no consumo energia, uma vez que as 18h00 cessam-se as atividades da empresa. Para os colaboradores isso foi significativo, pois aproveitam melhor suas horas de folga para investir em suas próprias atividades. Estudo e lazer fazem parte das prioridades dos funcionários da Elektro nos dias atuais.
Outra mudança expressiva foi a divisão em dois períodos, das reuniões do Conselho Administrativo. No primeiro, acontecem as reuniões estratégicas e, no segundo, participam funcionários interessados em compartilhar assuntos diversos. Não importa se uma reclamação, opinião ou mesmo uma sugestão de melhoria. Aliás, muitas melhorias implementadas pela empresa foram trazidos por colaboradores.
Hoje Marcio Fernandes é o executivo mais bem avaliado do país pelos funcionários. A Elektro transformou-se em referência em Gestão, o que faz com que o CEO mundial não entenda até agora como estas mudanças não foram implantadas antes nas outras unidades da empresa ao redor do mundo.
Acreditar nas pessoas não é tão ruim assim. Pelo contrário. Mostra confiança, traz segurança e auto estima a todos.
Quer saber mais. Acesse: www.elektro.com.br/
Bruno Amiky Wurker
Empresário nos ramos de energia, resíduos, infraestrutura, Educação e tecnologia. Buscando sempre atender os clientes com produtos e serviços que buscam minimizar os impactos ambientais e sociais, assim como também gerar receitas e valor aos negócios dos clientes. Em 2008 iniciou seus estudos e práticas de Kabbalah, que trouxeram uma nova forma de agir e pensar, ao qual agora busca em palestras, cursos e encontros, compartilhar um pouco do aprendizado.